
No século XIX, o Brasil estava passando por diversas transformações. Em vista disso, a literatura também foi influenciada por isso. A chegada da família real em 1808 e a Independência do Brasil em 1822 foram fatos que mudaram a mente dos brasileiros.
Acredito que como era difícil conviver com tantas mudanças, os grandes escritores se expressavam pelas prosas e poesias; de forma que pudessem se sentirem mais aliviados diante de um país em plena diversificação. Além disso, foi iniciada uma vida cultural mais ativa, porque começou a surgir um público leitor. Tudo contribuindo para a literatura brasileira se consolidar, o que, depois da Independência, se tornou um desejo dos artistas, não só dessa área.
O marco inicial da renovação da literatura brasileira foi o livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães.
Agora vou explicar as três gerações da poesia romântica no Brasil, seguidas de suas características e artistas em destaque na época.
Na primeira geração, procurou buscar o sentimento nacionalista, indianista e religioso, ou seja, o mais autêntico possível.
O principal escritor romântico da primeira geração foi o Gonçalves Dias do Maranhão.Por mais que ele não tenha introduzido, ele consolidou o Romantismo no Brasil. Produzia em diversos gêneros como lírico, épico, dramático. Algumas de suas obras e poemas são: “Se se morre de amor", "Canção do Exílio",“I-Juca Pirama”, "Primeiros Cantos" entre outras. E, ainda, tinha uma métrica, musicalidade e ritmos perfeitos.
Teve outro destaque nessa geração, o Gonçalves Magalhães que escreveu na lírica, no teatro. Juntamente com Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, fundou, em Paris, a "Niterói - Revista Brasiliense".
Na segunda geração, o que marcou foi egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. "O mal do século" como ficou conhecida. Existia um sentimento de insatisfação muito grande.
Os principais autores foram Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Fagundes Varela. Algumas de suas obras: " Noite na Taverna", "Elementos de retórica nacional", "Carolina", "Noturnos".
Na terceira geração, caracterizou-se por ser um período com carácter social e político. O principal representante foi Castro Alves. Ele escrevia poemas sobre a escravidão dos negros,a opressão e a ignorância do povo brasileiro.Ele ficou conhecido como “o poeta dos escravos”.
Infiro ainda que tínhamos prosa e teatro e para não deixar esse aspecto faltar vou falar sobre alguns autores agora.
A prosa teve seu notável desenvolvimento no Romantismo. E o teatro também, pelo próprio crescimento da época nessa área.
Os representantes desse período são Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay e Franklin Távora. Suas obras mais destacadas são "A moreninha", "Memórias de um sargento de milícias", "A viuvinha", "O guarani", "A escrava Isaura" entre outras grandes obras. Já tive o prazer de ler algumas delas e posso dizer que não é perda de tempo.
Fonte:
http://www.conscienciacosmica.com.br/Images/saothome-literatura.jpg, dia 28 de agosto de 2008.
http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/, dia 17 de agosto de 2008.
http://www.brasilescola.com/literatura/romantismo-no-brasil.htm, dia 17 de agosto de 2008.
http://www.brasilescola.com/literatura/realismo-no-brasil.htm, dia 17 de agosto de 2008.
http://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/romantismo-no-brasil.htm, dia 17 de agosto de 2008.
Livros: -Curso de Literatura de Língua Portuguesa de Ulisses Infante
- Literatura Brasileira de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Postado por Juliane

Um comentário:
Gente, gostei muito desse blog, Meu nome è José, estudo Na FO desde o inicio de 2009.
A pouco criei um site para minha turma 211 ( 1° ano do E.M.) e gostaria de divulgar seu blog, nao só no site, mas tambem para o pessoal do colégio, hoje em dia ninguem liga muito pra isso, mas eu ligo.
Queria pedir tambem um e-mail para me comunicar com alguem que esteja a frente deste grupo (grupo do blog).
Meu email particular: jabepab@gmail.com
Postar um comentário